Perguntas Frequentes

Como posso efetuar a compra de bilhetes? 

As passagens podem ser adquiridas através do nosso site, em agências de turismo, em uma de nossas lojas nos aeroportos ou por meio de nossa Central de Vendas, no telefone 4007-2295 (custo de ligação local).

Como posso confirmar minha compra?         

A compra já estará automaticamente confirmada no momento em que o cliente finalizar o processo e receber o e-mail da FLYWAYS com todos os detalhes da viagem. Além disso, através da opção “Meus Voos” no menu, o cliente terá acesso, com o seu login e senha,  à lista completa de voos adquiridos.

 Como posso efetuar a marcação de assento?

A marcação de assento poderá ser realizada durante o processo de compra, diretamente pelo cliente em nosso site. Informamos que no caso da não marcação prévia do assento, o passageiro ficará sujeito à alocação automática e aleatória feita pelo sistema no check-in.

 Não vou poder mais viajar, qual o procedimento que devo adotar?

Se o passageiro comprou a passagem através de uma agência de turismo, ele só poderá pedir reembolso através desta agência.
No caso de impossibilidade da viagem, a remarcação do bilhete para uma nova data/voo ou solicitação de reembolso poderá ser feita diretamente no site. Para ambos os serviços, serão aplicadas taxas de acordo com a tarifa do bilhete e diferença tarifária se houver. Evite o “no-show” (falta ao embarque) tomando uma destas ações com a maior antecedência possível à data do embarque.

 Qual o procedimento para alteração de data/horário/trecho?

Se você comprou o seu bilhete em uma Agência de Viagens, deverá contatá-la para efetuar as alterações.  Para as compras efetuadas diretamente com a FLYWAYS as alterações de data, horário e/ou trecho podem ser feitas no site pelo cliente. Para isso, basta acessar o menu “Meus Voos”,  logar-se,  clicar no item “Reemissão/Remarcação/Reembolso”, selecionar o bilhete que deseja alterar e no box inferior direito, a ação de Reemissão/Remarcação. Para este serviço, será aplicada taxa de acordo com a tarifa do bilhete e diferença tarifária, se houver.

Qual o procedimento para solicitar o reembolso? 

Se você comprou o seu bilhete em uma Agência de Viagens, o reembolso deverá ser solicitado diretamente na agência emissora. Para as compras efetuadas diretamente com a FLYWAYS a solicitação de reembolso pode ser feita no site pelo cliente. Para isso, basta acessar o menu “Meus  Voos”, logar-se, clicar no item “Reemissão/Remarcação/Reembolso”, selecionar o bilhete a ser reembolsado e no box inferior direito, a ação de Reembolso. Para este serviço será aplicada taxa de acordo com a tarifa do bilhete.

Tenho um bilhete comprado anteriormente de uma viagem cancelada, como faço para reutilizá-lo?

Se você comprou o seu bilhete em uma Agência de Viagens, deverá contatá-los. Estando este bilhete dentro da validade de 1 ano após a sua compra, o mesmo poderá ser remarcado para uma nova viagem. Esta remarcação pode ser feita diretamente no site pelo cliente, bastando acessar no menu “Meus  Voos”, logar-se, clicar no item “Reemissão/Remarcação/Reembolso”, selecionar o bilhete que deseja remarcar e no box inferior direito, a ação de Reemissão/Remarcação. Para este serviço, será aplicada taxa de acordo com a tarifa do bilhete e diferença tarifária, se houver.

Qual procedimento para consultar minhas compras?

Para consultar a reserva, o passageiro deverá inserir os seus dados e senha na área de login ou clicar no menu “Meus Voos” – item “Lista de Voos”, onde irá aparecer os campos “e-mail/CPF” e “senha” que deverão ser preenchidos corretamente.

Qual o valor das tarifas para bebê, criança e jovens? 

Bebês de 0 a 23 meses  viajam gratuitamente no colo de seus responsáveis.  Crianças de 2 anos a 11 anos, pagam 50% sobre a tarifa vigente no momento da compra do bilhete e jovens de 12 a 21 anos pagam 70% sobre a tarifa vigente no momento da compra do bilhete. Crianças desacompanhadas de 05 a 11 anos, entrar em contato com a central de vendas pelo telefone 4007-2295 (custo de ligação local).

A FLYWAYS não transporta menores de 05 anos desacompanhados.

 Qual é a validade do meu bilhete? 

O bilhete aéreo tem validade de um ano a contar da data de emissão.

Como solicitar os atendimentos especiais tais como cadeira de rodas, menor desacompanhado e assistência à passageiros com necessidades especiais e casos médicos? 

O cliente deve contatar a Central de Vendas através do telefone 4007-2295 (custo de ligação local)  para solicitar serviços especiais. Em nosso site não há a inclusão automática.

Qual é a política da FLYWAYS em relação a atrasos e cancelamentos de vôos?

A FLYWAYS cumpre rigorosamente todas as normas da ANAC. Adicionalmente, a empresa disponibiliza aos passageiros formulário impresso constando número do voo, o horário previsto para a chegada e o efetivo horário de chegada no destino, bem como informações acerca do cancelamento ou atraso do voo.

Onde obter a segunda via do cartão de embarque?

O cliente deve comparecer a nossa loja no aeroporto, no dia do embarque, fins obter a segunda via do cartão de embarque.

Como atualizar os dados cadastrais?

Para atualizar os dados cadastrais o cliente deve acessar o link “Meus Voos”, fazendo as devidas atualizações.

Existem taxas para transporte de menores?

A FLYWAYS não transporta menores de 05 anos desacompanhados e não cobra taxas para o transporte de menores desacompanhados acima desta idade.

 O que é bagagem de mão e quais suas dimensões máximas?

Informamos que na franquia para bagagens de mão, é permitido um volume de até 5 kg por pessoa, ressaltando que a somatória da mesma deverá estar dentro do padrão, tanto para o adulto como para a criança, cuja dimensão (altura + largura + comprimento) seja de no máximo 115 centímetros.  Caso contrário, deverão ser despachadas. Podem ser transportados gratuitamente, além da franquia: uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave , um guarda-chuva (sem ser pontiagudo), bengala, material de leitura a ser utilizado no período do voo e alimentos infantis para consumo durante o voo.

 O que é bagagem despachada e quais as suas dimensões máximas?

Informamos que cada passageiro tem direito a despachar até 23 quilos, exceto bebês de colo (0-23 meses) que  não têm direito a bagagem despachada (exceto carrinho de bebê ou bebê conforto). A FLYWAYS cobra taxa excesso de bagagens por kilo adicional que exceder o peso indicado pela franquia.

Que tipos de bagagens ficarão sujeitas a aprovação da companhia aérea?

Alguns objetos deverão passar por aprovação para o embarque em virtude de seu peso, tamanho e espécie de bagagem, tais como instrumentos musicais, objetos de arte (estátuas, quadros, esculturas etc), artigos frágeis, perecíveis ou pescados que somente serão aceitos como bagagem se estiverem adequadamente embalados:

Todos os produtos perecíveis e alimentícios,  tais como peixes, crustáceos e demais pescados, frescos ou congelados, devem ser acomodados em embalagem à prova de vazamentos, de abertura acidental ou de mau cheiro. O produto deve estar embalado internamente em saco plástico à prova de vazamento e a embalagem externa deve ser de isopor revestido com um saco plástico resistente. O gelo para conservação deverá ser em gel e estar em saco plástico isolado do produto. Caso a embalagem seja inadequada e verificando-se que ela pode danificar o avião ou bagagens/cargas dos demais clientes, a FLYWAYS reserva-se o direito de não autorizar seu transporte, por isso sugerimos que esses produtos tenham sua caixa fechada e lacrada somente após a verificação do seu conteúdo no balcão de check-in. Conforme regulamento da Aviação Civil, é permitido inspecionar o conteúdo interno das caixas de isopor para examinar as condições de embalagem. A FLYWAYS poderá negar seu transporte.

O que devo fazer no caso de detectar problemas com a minha bagagem?

No caso de qualquer irregularidade com a bagagem, o passageiro deverá entrar em contato com a empresa, de preferência durante o processo de embarque/desembarque.  Não havendo a imediata notificação por parte do passageiro, o mesmo terá até sete dias após data de chegada impressa no cartão de embarque, segundo o código de defesa do consumidor, para formalizar qualquer irregularidade.

A FLYWAYS ficará isenta de qualquer responsabilidade em relação à irregularidades após este período.

Quais documentos devo apresentar para embarque?

Passageiros maiores de 18 anos: carteira de identidade com foto, carteira de trabalho, passaporte nacional válido, carteiras profissionais emitidas pelos Conselhos, original com foto, cartões de identidade expedidos pelos ministérios e órgãos subordinados ao Presidente da República, incluindo os comandos da Marinha, Exército, Aeronáutica ou do Ministério da Defesa, cartão de identidade expedido pelo poder judiciário ou ou legislativo, no nível federal ou estadual, identidades Diplomáticas e Consular, licença de piloto, comissário, mecânico de voo e despachante operacional de voo emitido pela ANAC, Carteira Nacional de Habilitação, original com foto ou outro documento de identificação com fotografia e fé pública em todo o território nacional. Passageiros de outras nacionalidades: passaporte estrangeiro válido, Registro nacional de estrangeiros (RNE) e Identidades Diplomáticas e Consular ou outro documento legal de viagem, resultado de acordos internacionais firmados pelo Brasil.

Passageiros menores de 18 anos: No caso de viagem em território nacional e se tratando de criança, deve ser apresentado um dos documentos previstos acima ou certidão de nascimento do menor – original ou cópia autenticada – e documento que comprove a filiação ou parentesco com o responsável, observadas as demais exigências estabelecidas pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pela Vara da Infância e Juventude do local de embarque;
No caso de viagem internacional, o documento de identificação é o passaporte ou outro documento de viagem válido, sem prejuízo do atendimento às disposições do Conselho Nacional de Justiça, às determinações da Vara da Infância e Juventude do local de embarque e às orientações da Polícia Federal – DPF.

Quais são os meus direitos em caso de atrasos e cancelamentos de voos?

Em caso de atrasos ou cancelamentos por motivo de força maior, a FLYWAYS esclarece que: a empresa cumpre rigorosamente todas as normas da Anac, disponibilizando aos passageiros formulários impresso constando número do voo, o horário previsto para a chegada e o efetivo horário de chegada no destino, bem como informações acerca do cancelamento ou do atraso do voo, conforme a Resolução 141 ANAC, vigente a partir de 13 de junho de 2010.

Quais são as regras para o despacho de Bagagens Especiais com Restrição?

Será permitido despachar, dentro da franquia de bagagem, com o termo de limite de responsabilidade assinado: Instrumentos musicais e  Artigos Desportivos (Arco e flecha, Bicicleta, Boliche, Esqui para Neve e Snowboard, Esquis Aquáticos, Golfe, Equipamentos de mergulho, Paraglider – um parapente, Equipamentos de Pesca). O transporte destes artigos está sujeito à franquia de bagagem. Caso exceda o peso além da franquia de bagagem, serão cobradas as taxas por excesso de bagagem, ficando o equipamento sujeito a disponibilidade de espaço (cubagem). O peso total permitido por cliente mesmo pagando excesso é de 46kg (incluindo a franquia de 23kg).

Caso ocorra algum dano/extravio definitivo, o artigo será indenizado pelo peso e não pelo valor do mesmo.  O termo de responsabilidade será fornecido pela FLYWAYS, no aeroporto de embarque, no momento do atendimento.

Bagagem Diplomática. Será aceita desde que não exceda o peso de 10 kg e respeite as dimensões máximas de bagagem de mão. Se exceder os limites definidos acima, a bagagem deve ser despachada. Quando exceder a franquia serão cobradas as taxas previstas de excesso de bagagem.

O transporte de itens não previstos aqui  está sujeito à análise e aceitação pela FLYWAYS. Em caso de dúvida sobre o transporte de bagagens recomendamos entrar em contato com a nossa Central de Vendas pelo telefone 4007-2295 (custo de ligação local).

Como funciona o procedimento de Embarque da FLYWAYS?

Para garantirmos a pontualidade dos nossos voos, a FLYWAYS inicia o embarque dos passageiros 40 (quarenta) minutos antes da partida. O check-in será fechado 30 (trinta) minutos antes do horário de partida do voo.