Bagagem

Bagagem de mão

É a bagagem que o passageiro transporta consigo (sob sua inteira responsabilidade) para a aeronave e que contenha objetos de uso pessoal.

Cada cliente tem o direito a 01 volume como bagagem de mão. A franquia de bagagem de mão permitida é de: 5 Kg. A soma das suas dimensões (comprimento, largura e altura) não poderá ultrapassar o total de 115 cm. Caso estes limites sejam ultrapassados, a bagagem deverá ser despachada.

O volume deve estar devidamente acondicionado e que possa ser acomodado na cabine de passageiros sem incomodar o conforto e a tranquilidade dos demais passageiros, nem colocar em risco a integridade física dos passageiros, dos tripulantes e da aeronave.

Atenção: A bagagem de mão não poderá conter artigos classificados como perigosos para o transporte aéreo. Clique aqui para mais informações.

Itens permitidos como bagagem de mão:

• Uma bolsa de mão, maleta ou equipamento que possa ser acomodado embaixo do assento do passageiro ou em compartimento próprio da aeronave;
• Um guarda-chuva (sem ser pontiagudo)
• Bengala
• Material de leitura a ser utilizado no período do voo;
• Alimentos infantis para consumo durante o voo;

Objetos permitidos apenas como bagagem de mão:

• Dinheiro;
• Papéis negociáveis;
• Jóias
• Documentos;
• Equipamentos eletrônicos e acessórios – celular, máquina fotográfica, notebook, tablet, mp3 player, filmadora, etc – (são de uso controlado a bordo de aeronaves: telefone celular, laptop, palmtop, jogos eletrônicos e pager);
• Remédios;
• Chaves.

Informamos que a FLYWAYS não assume qualquer responsabilidade por eventuais perdas ou danos, de qualquer natureza, caso algum dos itens acima tenha sido acomodado em bagagem despachada.

Todo medicamento de uso contínuo deve ser transportado como bagagem de mão, acompanhado de receita ou prescrição médica na quantidade suficiente para utilização durante o voo (incluindo conexões e escalas).

Instrumentos musicais são aceitos como bagagem de mão desde que o volume tenha até 5 kg e a soma de suas dimensões (comprimento, largura e altura) não seja superior a 115 cm, devidamente acomodado em case adequado. Dependendo do tamanho e/ou do espaço do compartimento interno da aeronave, estes itens serão tratados como bagagem despachada.

A FLYWAYS não transporta animais, exceto o cão guia ou cão de acompanhamento de passageiros de necessidades especiais. Para o transporte de cão-guia ou cão-guia de acompanhamento em aeronave, devem ser cumpridas as exigências da ANAC e das autoridades sanitárias nacionais.

Bagagem Despachada

É a bagagem despachada para transporte no compartimento de carga de aeronave mediante emissão de nota de bagagem. Franquia de bagagem despachada:

• Peso total máximo para cada passageiro Adulto – 23 kg
• Criança (2 até 11 anos) – 23 Kg
• Jovem (12 até 21 anos) – 23 Kg
• Colo (até 23 meses) – não tem franquia de bagagem

Como bagagem despachada são permitidos os seguintes equipamentos, que não serão computados dentro do peso de franquia e sim, como franquia extra gratuita:

• 01 (uma) cadeira de rodas desmontável (manual, movida a bateria seca ou molhada). Clique aqui e saiba mais sobre o transporte de cadeiras.
• 01 (um) carrinho de bebê dobrável para crianças de colo (de zero a 02 anos incompletos).

A bagagem que exceder a franquia permitida será considerada excesso de bagagem.

Atenção: A bagagem despachada não poderá conter artigos classificados como perigosos para o transporte aéreo. clique aqui para mais informações.

Artigos Permitidos como Bagagem Despachada com Restrição

O transporte dos artigos abaixo está sujeito à franquia de bagagem. Caso exceda o peso além da franquia de bagagem, serão cobradas as taxas por excesso de bagagem, ficando o equipamento sujeito a disponibilidade de espaço (cubagem). O peso total permitido por cliente mesmo pagando excesso é de 46kg (incluindo a franquia de 23kg).

O transporte de itens não previstos neste site está sujeito à análise e aceitação pela FLYWAYS. Em caso de dúvida sobre o transporte de bagagens recomendamos entrar em contato com a nossa Central de Vendas pelo telefone 4007-2295 (custo de ligação local).

Caso ocorra algum dano/extravio definitivo, o artigo será indenizado pelo peso e não pelo valor do mesmo.

Produtos alimentícios perecíveis e pescados: Como peixes, crustáceos e demais pescados, frescos ou congelados, devem ser acomodados em embalagem à prova de vazamentos, de abertura acidental ou de mau cheiro. O produto deve estar embalado internamente em saco plástico à prova de vazamento e a embalagem externa deve ser de isopor revestido com um saco plástico resistente. O gelo para conservação deverá ser em gel e estar em saco plástico isolado do produto. Caso a embalagem seja inadequada e verificando-se que ela pode danificar o avião ou bagagens/cargas dos demais clientes, a FLYWAYS reserva-se o direito de não autorizar seu transporte, por isso sugerimos que esses produtos tenham sua caixa fechada e lacrada somente após a verificação do seu conteúdo no balcão de check-in.

Medicamentos ou artigos de higiene: A quantidade total destes artigos por cada passageiro não pode ultrapassar o limite de 2 kg ou 2 litros e a quantidade contida em cada pacote não pode exceder o limite de 0,5kg ou 0,5 litros;

Bebidas Alcoólicas: Variando entre 24% e 70% de álcool por volume, em recipientes que não ultrapassem 1 lt (um litro), em uma quantidade máxima de 5 lts (cinco litros) por pessoa. A origem da bebida deve ser a indústria, pois neste caso há um técnico responsável que segue as determinações do S.I.E (Serviço de Inspeção Estadual) ou S.I.F (Serviço de Inspeção Federal) e a bebida deve estar adequadamente embalada. A FLYWAYS não fornece esta embalagem, por isso é de responsabilidade do passageiro providenciá-la. Obs. Não transportamos líquidos em embalagens de vidro.

Bebidas (líquidos em geral): Toda bebida a ser despachada deve ser de procedência industrial, rotulada e adequadamente embalada. Ex: sucos, vinagretes, azeites, refrigerantes, água e outros. A FLYWAYS não fornece esta embalagem, por isso é de responsabilidade do passageiro providenciá-la. Obs. Não transportamos líquidos em embalagens de vidro.

Instrumentos musicais: O instrumento será aceito somente em case rígido.

Artigos Desportivos: Não serão aceitas embalagens danificadas, equipamentos danificados ou que não resistam à manipulação dos elementos despachados. Caso exceda o peso além da franquia de bagagem (peso e dimensões), serão cobradas as taxas por excesso de bagagem, ficando o equipamento sujeito a disponibilidade de espaço (cubagem).
Arco e flecha: O arco, o equipamento de manutenção e as flechas deverão estar acomodados em embalagens rígidas que devem proteger totalmente os artigos de danos.
Bicicleta: De lazer ou corrida, com apenas um assento, sem motor e com guidões fixos e pedais soltos, devidamente embalados em caixas que devem proteger os artigos de danos.
Boliche: Itens aceitos: Bolas de boliche, mala de boliche e par de sapatos. O passageiro deverá embalar o equipamento com a finalidade de protegê-lo.
Esqui para Neve e Snowboard: Itens aceitos: par de esquis, dois bastões, botas e sapatos. O passageiro deverá embalar o equipamento de esqui e/ou snowboard de maneira aceitável, com a finalidade de protegê-lo.
Esquis Aquáticos: Itens aceitos: Par de esquis, dois bastões, botas e sapatos. O passageiro deverá embalar o equipamento de esqui de maneira aceitável, com a finalidade de protegê-lo.
Golfe: São aceitos os tacos e a bolsa de golf, que deverão estar totalmente protegidos.
Equipamentos de mergulho: Itens aceitos: um manômetro, Um regulador de ar, um medidor de pressão, uma máscara, um snorkel, duas nadadeiras e um colete salva-vidas. Atenção: Não serão aceitos cilindros de oxigênio.
Paraglider: Um paraglider (um parapente)
Pesca: Itens aceitos: par de botas, rede e vara de pescar. O passageiro deverá embalar o equipamento de pesca de maneira aceitável, com a finalidade de protegê-lo.

A FLYWAYS não aceita gelo seco como bagagem de mão, bagagem despachada, nem junto ao passageiro, exceto para conservação de alimentos e medicamentos até no máximo 2,5Kgs.

O transporte de armas de fogo será feito conforme legislação específica.

O agente de atendimento avaliará os itens ao serem despachados, para isso informe sempre o conteúdo em suas bagagens.

A FLYWAYS reserva-se no direito de não efetuar o transporte de bagagens de mão ou despachada em desacordo com as normas vigentes.

A ADMINISTRAÇÃO AEROPORTUÁRIA pode impedir o embarque do passageiro caso sua bagagem de mão ou despachada não esteja em conformidade com a Regulamentação de Cargas Perigosas. Isso pode acarretar que o passageiro tenha o seu embarque negado.

O passageiro responde pelos danos que causar à empresa aérea decorrentes da inobservância das restrições relativas à bagagem.

Itens Proibidos como Bagagens de mão ou Bagagem despachada

a) pistolas, armas de fogo e outros dispositivos que disparem projéteis — dispositivos que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves através do disparo de um projétil, incluindo:

1) armas de fogo de qualquer tipo, tais como pistolas, revólveres, carabinas, espingardas;
2) armas de brinquedo, réplicas ou imitações de armas de fogo que podem ser confundidas com armas verdadeiras;
3) componentes de armas de fogo, excluindo miras telescópicas;
4) armas de pressão por ação de ar e gás comprimido ou por ação de mola, tais como armas de paintball, airsoft, pistolas e espingardas de tiro a chumbo ou outros materiais;
5) pistolas de sinalização e pistolas de partida esportiva;
6) bestas, arcos e flechas;
7) armas de caça submarina, tais como arpões e lanças; e
8) fundas e estilingues;

b) dispositivos neutralizantes — dispositivos destinados especificamente a atordoar ou a imobilizar, incluindo:

1) dispositivos de choque elétrico, tais como armas de choque elétrico e bastões de choque elétrico;
2) dispositivos para atordoar e abater animais;
3) químicos, gases e aerossóis neutralizantes ou incapacitantes, tais como spray de pimenta, gás lacrimogêneo, sprays de ácidos e aerossóis repelentes de animais;

c) objetos pontiagudos ou cortantes — objetos que, devido à sua ponta afiada ou às suas arestas cortantes, podem ser utilizados para causar ferimentos graves, incluindo:

1) objetos concebidos para cortar, tais como machados, machadinhas e cutelos;
2) piolets e picadores de gelo;
3) estiletes, navalhas e lâminas de barbear, excluindo aparelho de barbear em cartucho; 4) facas e canivetes com lâminas de comprimento superior a 6 cm;
5) tesouras com lâminas de comprimento superior a 6 cm medidos a partir do eixo; 6) equipamentos de artes marciais pontiagudos ou cortantes;
7) espadas e sabres; e
8) instrumentos multifuncionais com lâminas de comprimento superior a 6 cm;

d) ferramentas de trabalho — ferramentas que podem ser utilizadas para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave, incluindo:

1) pés-de-cabra e alavancas similares;
2) furadeiras e brocas, incluindo furadeiras elétricas portáteis sem fios;
3) ferramentas com lâmina ou haste de comprimento superior a 6 cm que podem ser utilizadas como arma, tais como chaves de fendas e cinzéis;
4) serras, incluindo serras elétricas portáteis sem fios;
5) maçaricos;
6) pistolas de cavilhas, pistolas de pregos e pistolas industriais; e
7) martelos e marretas;

e) instrumentos contundentes — objetos que podem causar ferimentos graves se utilizados para agredir alguém fisicamente, incluindo:

1) tacos de beisebol, pólo, golfe, hockey, sinuca e bilhar;
2) cassetetes, porretes e bastões retráteis;
3) equipamentos de artes marciais contundentes; e
4) soco-inglês;

f) substâncias e dispositivos explosivos ou incendiários — materiais e dispositivos explosivos ou incendiários que podem ou aparentam poder ser utilizados para causar ferimentos graves ou para ameaçar a segurança da aeronave, incluindo:

1) munições;
2) espoletas e fusíveis;
3) detonadores e estopins;
4) réplicas ou imitações de dispositivos explosivos;
5) minas, granadas e outros explosivos militares;
6) fogos de artifício e outros artigos pirotécnicos;
7) botijões ou cartuchos geradores de fumaça;
8) dinamite, pólvora e explosivos plásticos;
9) substâncias sujeitas a combustão espontânea;
10) sólidos inflamáveis, considerados aqueles facilmente combustíveis e aqueles que, por atrito, podem causar fogo ou contribuir para ele, tais como pós metálicos e pós de ligas metálicas;
11) líquidos inflamáveis, tais como gasolina, etanol, metanol, óleo diesel e fluido de isqueiro;
12) aerossóis e atomizadores, exceto os de uso médico ou de asseio pessoal, sem que exceda a quantidade de quatro frascos por pessoa e que o conteúdo, em cada frasco, seja inferior a 300 ml ou 300 g;
13) gases inflamáveis, tais como metano, butano, propano e GLP
14) substâncias que, em contato com a água, emitem gases inflamáveis;
15) cilindros de gás comprimido, inflamável ou não, tais como cilindros de oxigênio e extintores de incêndio; e
16) isqueiros do tipo maçarico, independente do tamanho;

g) substâncias químicas, tóxicas e outros itens perigosos — substâncias capazes de ameaçar a saúde das pessoas a bordo da aeronave ou a segurança da própria aeronave, incluindo:

1) cloro para piscinas e banheiras;
2) alvejantes líquidos;
3) baterias com líquidos corrosivos derramáveis;
4) mercúrio, exceto em pequena quantidade presentes no interior de instrumentos de medição térmica (termômetro);
5) substâncias oxidantes, tais como pó de cal, descorante químico e peróxidos; 6) substâncias corrosivas, tais como ácidos e alcalóides;
7) substâncias venenosas (tóxicas) e infecciosas, tais como arsênio, cianetos, inseticidas e desfolhantes;
8) materiais infecciosos, ou biologicamente perigosos, tais como amostras de sangue infectado, bactérias ou vírus; e
9) materiais radioativos (isótopos medicinais e comerciais);

h) outros — itens proibidos que não se enquadram nas categorias anteriores:

1) dispositivos de alarme (excluindo dispositivo de relógio de pulso e de equipamentos eletrônicos permitidos a bordo); e
2) materiais que possam interferir nos equipamentos das aeronaves e que não estejam relacionados entre os dispositivos eletrônicos permitidos, tais como telefone celular, laptop, palmtop, jogos eletrônicos, pager, que são de uso controlado a bordo de aeronaves;

i) itens tolerados — itens que são tolerados, respeitadas as especificações que se seguem:

1) saca-rolhas;
2) canetas, lápis e lapiseiras, com comprimento inferior a 15 cm;
3) isqueiros com gás ou fluido com comprimento inferior a 8 cm, na quantidade máxima de um por pessoa;
4) fósforos, em embalagem com capacidade não superior a 40 palitos, na quantidade máxima de uma caixa por pessoa;
5) bengalas;
6) raquetes de tênis;
7) guarda chuvas (sem ponta); e
8) martelo pequeno para uso em exames médicos;

j) itens proibidos para voos sob elevado nível de ameaça — itens permitidos ou itens tolerados que são proibidos no caso de elevação do nível de ameaça da segurança da aviação civil:

1) qualquer instrumento de corte;
2) saca-rolhas;
3) bengalas;
4) raquetes de tênis;
5) qualquer isqueiro;
6) fósforos, em qualquer quantidade ou apresentação; e
7) aerossóis

Excesso de Bagagem

A bagagem que exceder a franquia permitida será considerada excesso de bagagem. O peso máximo permitido como excesso de bagagem por cliente é de 23kg. O peso total permitido por cliente mesmo pagando excesso é de 46kg (incluindo a franquia de 23kg). Não é permitido uma bagagem pesando 46 quilos.

O excesso de bagagem será cobrado por quilo em excesso, no valor de meio (0.5%) sobre a tarifa básica vigente aplicável para o trecho da viagem de acordo com a PORTARIA do Ministério da Defesa No. 689 /GC5, DE 22 DE JUNHO DE 2005.

Irregularidade com a Bagagem

No caso de qualquer irregularidade com a bagagem, o passageiro deverá entrar em contato com a empresa, de preferência durante o processo de embarque/desembarque. Não havendo a imediata notificação por parte do passageiro, o mesmo terá até sete dias após data de chegada impressa no cartão de embarque, segundo o código de defesa do consumidor, para formalizar qualquer irregularidade. A FLYWAYS ficará isenta de qualquer responsabilidade em relação à irregularidades após este período.

Achados e Perdidos

Os objetos esquecidos ou deixados dentro das aeronaves da FLYWAYS, e ainda, as sobras de bagagens, passarão por um processo de inspeção e permanecerão em poder da empresa no período máximo de 60 dias. Após este prazo, os objetos não retirados serão descartados.

Dúvidas sobre o Transporte de Bagagens

Para maiores informações sobre o transporte de bagagens, sugerimos entrar em contato com a nossa Central de Vendas através do telefone 4007-2295 (custo de ligação local).