Atendimento Especial

Formulário de Informações Médicas – MEDIFClique aqui para imprimir.

Entende-se por Passageiro com Necessidades de Atendimento Especial (PNAE):

  • Pessoa com deficiência;
  • Com idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos;
  • Gestante;
  • Passageiro com criança de colo,
  • Com mobilidade reduzida;
  • Menor desacompanhado, ou
  • Qualquer pessoa que por alguma condição específica tenha limitação na sua autonomia como passageiro.

Os passageiros com necessidades de atendimento especial serão assistidos em todas as fases de sua viagem.

A empresa pode restringir o serviço prestado caso não haja condição para garantir a segurança e saúde dos passageiros.  Sugerimos que os passageiros entrem em contato com a empresa aérea para maiores esclarecimentos.

Procedimentos Prévios à Viagem 

Para que possamos efetuar o transporte dos passageiros com necessidades de atendimento especial com segurança e conforto, é muito importante que o passageiro informe sobre suas necessidades no momento em que efetuar a compra do bilhete, seja através da Internet, Central de Vendas ou em uma Agência de Viagens. Os seguintes procedimentos deverão ser observados:

  • O passageiro com deficiência ou mobilidade reduzida deve ser acompanhado de um responsável maior de 18 anos, sempre que em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual, não possa compreender as instruções de segurança de voo ou não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência. Nesses casos, a FLYWAYS exigirá a presença de um acompanhante de escolha do passageiro. A FLYWAYS deverá ser informada sobre o acompanhante e sobre assistências necessárias com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo.
  • O passageiro com necessidade de atendimento especial que apresente condições de saúde que possa resultar em risco para si ou para os demais passageiros ou necessite de atenção médica extraordinária no caso de realização de viagem aérea, deverá informar sobre suas necessidades especiais e apresentar o documento médico e o Formulário de Informações Médicas (MEDIF) à FLYWAYS com antecedência mínima de 72 horas do horário previsto de partida do voo.
  • O passageiro que necessitar de outros tipos de assistência especial não mencionadas acima, deverá informar à FLYWAYS sobre suas necessidades com antecedência mínima de 48 horas.

O passageiro portador de necessidade especial, com acompanhante ou não, deverá dirija-se ao balcão de atendimento da empresa no aeroporto de embarque para realização do check-in.

Atenção: A FLYWAYS não transporta passageiros que necessitem viajar em maca ou incubadora ou necessite utilizar oxigênio ou outro equipamento médico.

Para informações sobre o embarque de gestantes, clique aqui.

Para informações sobre o embarque de menor viajando desacompanhado, clique aqui.

Para informações sobre cão-guia ou cão de acompanhamento, clique aqui.

Em caso de dúvidas sobre o transporte de Passageiros com Necessidade de Atendimento Especial entre em contato com nossa Central de Vendas através do telefone: 4007-2295 (custo de ligação local).

O que é o MEDIF?

MEDIF é Formulário de Informações Médicas que deve ser enviado com antecedência mínima de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo, por todo passageiro que necessite de atendimento especial nas seguintes situações:

  • Utilizar cadeira de rodas;
  • For portador de deficiência;
  • Não for autônomo e precisar de acompanhante ou médico;
  • Ter passado por alguma cirurgia ou intervenção médica recente, acidentados, engessados, recém-nascidos;
  • Ter um quadro de saúde instável, estar enfermo ou possuir alguma enfermidade que possa acarretar em piora durante a viagem ou causar efeitos aos demais passageiros e à tripulação;
  • Tenha um quadro de saúde que possa ser enquadrado como de risco potencial à operação e segurança do voo;
  • Estiver gestante a partir da 36ª semana
  • Não houver certeza do progresso da gravidez ou época do parto;
  • Se enquadrar como gestante de alto risco com complicações médicas durante esta gestação;
  • Se gestação múltipla, a partir da 32ª. semana.

O embarque do passageiro que se enquadre em alguma destas condições fica sujeito à autorização, após análise das informações do MEDIF cedidas pelo passageiro e por seu médico, pelo departamento médico da FLYWAYS. Apenas serão transportados os passageiros que atenderem aos requisitos estabelecidos para garantir sua própria segurança, bem como dos demais passageiros e tripulantes.

Encaminhe o formulário MEDIF digitalizado e assinado pelo passageiro (ou seu representante legal) e pelo médico para o e-mail: medif@flyways.com.br. O original deverá ser apresentado por ocasião do embarque.

Caso seja necessário um acompanhante, poderá ser cobrado um valor de até 20% do valor da tarifa do passageiro portador de necessidade especial. Para tanto, é necessário declarar as necessidades no preenchimento do MEDIF.

Acompanhante

Em alguns casos poderá haver a exigência de um acompanhante durante a viagem. Será obrigatório o embarque com acompanhante quando o passageiro:

  • Necessitar de atenção médica durante o voo, de acordo com a avaliação do MEDIF pelo departamento médico da FLYWAYS;
  • Não possa atender às suas necessidades fisiológicas sem assistência;
  • Não possa compreender as instruções de segurança de voo em virtude de impedimento de natureza mental ou intelectual.

O acompanhante deve ser maior de 18 (dezoito) anos e apto a atender suas necessidades e as do acompanhado durante o voo, e viajará em assento adjacente ao mesmo.

É imprescindível o envio do MEDIF, com todos os dados preenchidos corretamente, com antecedência de 72 (setenta e duas) horas do horário previsto de partida do voo.

A concessão do desconto (cobrança de até 20% do valor da tarifa do passageiro portador de necessidade especial) fica sujeita à análise das informações constantes no MEDIF pelo departamento médico da FLYWAYS. Será aplicado desconto de no mínimo 80% em caso de excesso de bagagem, para transporte exclusivo de ajudas técnicas ou equipamentos médicos indispensáveis.

A aquisição da passagem para o acompanhante deve ser feita, preferencialmente, após a aprovação do departamento médico da FLYWAYS, para que possa ser adquirida com o desconto. Para a concessão do desconto, é necessário contatar nossa central de vendas pelo telefone 4007-2295 (custo de ligação local).

Se, após a aprovação do formulário MEDIF, não houver disponibilidade no voo adquirido pelo passageiro com necessidade de atendimento especial, a passagem será remarcada sem ônus, para o voo em que o acompanhante poderá ser acomodado.

Se o passageiro desistir da viagem devido à avaliação que dispensa o acompanhante, o reembolso do valor pago pelo bilhete será concedido de forma integral.

Cadeira de Rodas do Passageiro 

Se o passageiro utiliza cadeira de rodas por motivos médicos, no ato da aquisição da passagem, deverá informar a nossa Central de Vendas ou a sua Agência de Viagens para que a FLYWAYS possa garantir sua mobilidade, segurança e também o devido manuseio do seu equipamento.

A FLYWAYS transporta uma cadeira de rodas por cliente, além da franquia de bagagem despachada sem cobrança adicional. Taxas por excesso de bagagem podem ser aplicáveis no despacho de cadeiras de rodas adicionais usadas para fins recreativos/esportivos.

O transporte da cadeira será feito no porão da aeronave. Cadeiras motorizadas com baterias secas, gel, molhada ou derramável ficarão sujeitas a análise da equipe operacional da FLYWAYS, a fim de garantir o transporte adequado e a segurança do cliente e dos demais passageiros.

A retirada e a recolocação da bateria pode ser feita pelo cliente ou contar com o auxílio de um funcionário da empresa. Caso seja necessário algum dispositivo ou ferramenta para retirada ou recolocação da mesma, o equipamento deverá ser fornecido pelo cliente.